Buscar
  • Orto Rio Odontologia

Diastema

Popularmente conhecido como dentes separados, diastema é uma das situações de mau posicionamento dentário, geralmente incomoda muito mais esteticamente quando ocorre nos dentes incisivos superiores, deixando uma lacuna ou espaço entre os dentes.

É importante corrigir o diastema, não só por razões estéticas, mas também por motivos de ordem funcional ou de má oclusão.


Na infância (dentes de leite), os pais não precisam se preocupar, porque este espaço poderá ser necessário para erupção da dentição definitiva cujos dentes costumam ser maiores.

Nos adolescentes e adultos a pessoa deve procurar o dentista, normalmente um ortodontista ou um clínico geral.

As causas que levam ao aparecimento de diastemas podem ser variadas, a mais frequente está relacionada com uma desproporcionalidade entre o tamanho dos maxilares e o tamanho dos dentes, ou seja, uma maior dimensão do espaço ósseo das arcadas dentárias em relação ao tamanho dos dentes, ou uma dimensão dos dentes menor que a normal (microdontia) face ao espaço existente nas arcadas.

Esta característica tende a ser de origem genética, e como tal pode ser transmitida nos genes de pais para filhos.


Outras causas podem estar relacionadas a ausência da erupção de algum dente (agenesia), também de origem genética ou pela perda de algum dente, neste caso os dentes acabam se afastando pelo espaço deixado pela perda dentária.


A inserção baixa do freio labial também é uma característica que pode originar diastemas, normalmente localizados apenas entre os dois incisivos centrais (diastema interincisal), onde as fibras desse freio nesse tipo de inserção baixa se prolongam até ao término da gengiva que separa os dois dentes (papila), impedindo assim que os mesmos se encostem.



Com menos frequencia, o diastema pode estar relacionadas com o hábito de sucção e uma atividade excessiva ou parafuncional da língua que leve a um desequilíbrio no desenvolvimento dos maxilares ou por traumatismos.




"O diastema poderá ser corrigido com a ajuda de um aparelho ortodôntico, com indicação de um ortodontista, e dependendo do caso o problema pode ser resolvido de forma mais simples, com a colocação de resina. A indicação adequada será decidida conforme avaliação do profissional dentista, afirma Dra Thais de Paula - especialista em IMPLANTODONTIA, com atualização em HARMONIZAÇÃO OROFACIAL FUNCIONAL E ESTÉTICA, da Clinica Orto Rio.


A Clínica Orto Rio Odontologia, está localizada no Polo 1 Madureira no Rio de Janeiro e atende todas as especialidades.


Agende uma avaliação, via whatsapp

8 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now