• Orto Rio Odontologia

Saúde Oral na 'Envelhescência'

Atualizado: 18 de Mar de 2019

Importância da Prevenção da Saúde Bucal do Idoso

Nas últimas décadas pesquisas tem comprovado um rápido envelhecimento da população mundial. A melhoria das condições de vida da população em geral, e a conscientização em relação a importância da preservação dos dentes durante toda a vida, a predominância de patologias orais no idosos ainda é considerada significativa.

Se a prevenção da saúde bucal do idoso não for considerada, o envelhecimento causará prejuízos à saúde. Com o avanço da idade, os idosos tornam-se mais vulneráveis às doenças orais e as infecções.

Infecções orais, risco de aparecimento de cáries e doenças periodontais são as doenças que mais afetam os idosos. Com o passar dos anos, o esmalte dos dentes, sofre um desgaste lento e progressivo, tornando-se mais permeável e menos resistente.

Num artigo publicado pelo professor Laurence James Walsh, da Faculdapde de Odontologia da Universidade de Queensland, na Austrália, recomenda-se uma abordagem preventiva envolvendo todos os dentistas da equipe de saúde e o incentivo do auto-cuidado pelo paciente idoso.

Problemas específicos desta faixa e incluem cárie em superfícies de raiz em pacientes com uma forte história de cárie coronal ( se localizam nas superfícies de mastigação ou entre os dentes). e aqueles que de repente desenvolveram hipofunção salivar (redução do fluxo salivar). Além disso, pacientes idosos sofrem mais de doenças crônicas e são clinicamente mais complexos.

Opções de tratamento precisam ser ajustadas para cada situação do paciente idoso. Tratamentos personalizados podem aumentar consideravelmente a qualidade de vida do paciente,

O artigo, intitulado "Gestão de intervenção mínima do paciente idoso" e publicado no British Dental Journal, mostra que o paciente idoso muitas vezes não mantêm uma saúde oral satisfatória, em função da perda de habilidades motoras finas e redução de visão.

"Um princípio central da Odontologia preventiva moderna é evitar intervir antes de dar a oportunidade de a prevenção funcionar", enfatizou Walsh.

Os familiares cuidadores podem sentir dificuldades em realizar a higiene oral, se não forem devidamente orientados, somado ao fato de que a boca é um espaço pessoal íntimo. Consequentemente, muitos cuidadores acreditam que os pacientes devem cuidar dos seus próprios dentes e próteses dentárias. No caso de pacientes que desenvolvem demência, essas barreiras para cuidados orais podem ampliar.

"Protocolos para cuidados orais devem ser adaptados às necessidades do paciente e serem realistas, respeitando as limitações de tempo, finanças e energia que podem ser gastas", disse Walsh. “Além disso, a falta de educação é uma necessidade que deveria ser abordada”, enfatizou. (Fonte: Dental Tribune)

Na Orto Rio Odontologia, em Madureira, temos dentistas em diferentes especialidades para atender as necessidades do idoso. Agende uma consulta!

Condomínio Edifício Polo I - Estr. do Portela, 99 loja 216

Madureira - Rio de Janeiro - RJ

Tel: (21) 2452-0320

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now